Novo
modelo criado por Foster and Partners transforma lojas da Apple em áreas de
convivência pública
Primeira unidade foi inaugurada em São Francisco,
nos Estados Unidos, com design que prioriza o uso de vidro e estrutura metálica
Luísa
Cortés, do Portal PINIweb
24/Maio/2016
O escritório Foster and Partners é o responsável
pelo projeto de um novo modelo de loja da Apple nos Estados Unidos. A primeira
unidade foi aberta na Union Square, em São Francisco, com espaço de convivência
e design que prioriza o uso de vidro e estrutura metálica.
“Este é um lugar incrível na
Union Square, e uma chance de criar uma nova praça pública. Criamos o espaço
mais inspirador e estimulante imaginável, confundindo o espaço interno e
externo”, disse Stefan Behling, arquiteto do Foster + Partners. “É possível ter
a experiência dos produtos da Apple e seus serviços não só na movimentada Union
Square, mas também relaxando e contemplando o silêncio da nova praça”,
completaram.
A nova praça com WiFi, em
contraste às atividades vivas da Union Square, é imaginada como um lugar de
tranquilidade, contemplação. Com mesas e espaços para sentar, o espaço passa a
ser de convívio para a comunidade. Há, também, um dossel de árvores que
produzem sombra e uma parede verde de 19,5m x 15,2m, cortada por uma cascata.
As portas deslizantes de vidro,
com medidas de 6m x 12,8m no lado sul e 6m x 26,5m no norte, encorajam a
ventilação natural pela loja. Além disso, o ambiente utiliza 100% de energia
renovável, com força produzida por 130 painéis fotovoltaicos integrados ao
telhado do edifício.
O piso das escadas também é de
vidro. As placas de metal precisamente projetadas estão incorporadas de forma
discreta ao vidro, dando a impressão de degraus flutuantes. A aparência de
simplicidade esconde a alta complexidade por trás da solução.
Todo o edifício é suportado por
uma estrutura de treliça de aço. Ela suporta outras treliças que criam um
telhado afunilado, e integra a rede de serviços pelo edifício. O suporte
vertical é escondido na coluna principal e nas paredes laterais.
Princípios sísmicos do projeto de
engenharia guiaram os aspectos do design estrutural, definindo o padrão de
inovação. O volume de 12 metros de altura é dividido horizontalmente por um
piso mezanino, que se afunila em menos de 30 centímetros e estende-se por 10
metros da parede dos fundos, para criar um piso principal de cinco metros.
A estrutura extremamente fina e
sem colunas foi possível por amortecedores de massa sintonizados para eliminar
a vibração. A impressão de um espaço flutuante no centro do espaço cria um
diálogo com a Union Square.
O telhado branco e luminoso
aparece como superfície opaca durante o dia, mas surpreende os visitantes, ao
iluminar-se gradualmente durante a noite. Os painéis emitem uma luz branca e
pura, e têm a capacidade de absorver o barulho do ambiente. A grade que suporta
os painéis do telhado foi desenvolvida de forma que todos os serviços possam
ser precisamente localizados, além de ser flexível o bastante para acomodar
avanços tecnológicos futuros.
Os novos espaços da loja são “The
Avenue”, uma área desenvolvida especialmente para a exibição de acessórios
incorporados à parede da coluna central. O “Forum”, um ambiente de aprendizado,
onde especialistas de diversas áreas entretêm, inspiram e ensinam. Essa área
será correspondente a uma posição central no mezanino, contrária a uma parede
de vídeo que será pano de fundo para a Union Square. Haverá também a “Genius
Grove”, com uma disposição mais relaxante entre um pequeno arvoredo. E, por
fim, o “Boardroom” será um espaço para reuniões e conversas para empresários
locais discretamente disposto por trás da parede verde.
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