EUA em Acordo nuclear com IRÃ! - EXCLUSIVA IN CHICAGO

Breaking

Home Top Ad

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

EUA em Acordo nuclear com IRÃ!

 EUA fazem primeiro movimento oficial para voltar a acordo nuclear com Irã

EUA fazem primeiro movimento oficial para voltar a acordo nuclear com Irã

A gestão Joe Biden deverá retornar ao acordo se o Irã cumprir sua parte em reduzir enriquecimento de urânio

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os EUA afirmaram nesta quinta-feira (18) que estão prontos para sentar à mesa com o Irã e negociar o retorno do país ao acordo nuclear, abandonado por Donald Trump em 2018.

Teerã reagiu friamente à iniciativa americana, informada a alguns parceiros do tratado em uma videoconferência entre o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e ministros das Relações Exteriores do Reino Unido, da França e da Alemanha.


Blinken reiterou a posição da gestão de Joe Biden de retornar ao acordo, se o Irã cumprir sua parte -que inclui diminuir em dois terços as centrífugas de enriquecimento de urânio, reduzir em 98% o estoque do material, impedir o uso de plutônio e limitar o funcionamento das instalações nucleares, sujeitas a inspeções da Agência Internacional de Energia Atômica.


O secretário americano afirmou que voltar ao acordo "é uma conquista fundamental da diplomacia multilateral", segundo comunicado do Departamento de Estado dos EUA.


Uma autoridade americana falou à agência de notícias Reuters, sob condição de anonimato, que Washington deve aceitar o convite da União Europeia para dialogar com o Irã e outras cinco potências que negociaram o acordo original, em 2015 -Reino Unido, China, França, Alemanha e Rússia.


Já um funcionário da gestão Biden, também falando sob condição de anonimato ao New York Times, afirmou que as negociações aconteceriam se outras potências, incluindo China e Rússia, sentassem à mesa, o que deixa aberta a questão se lideranças regionais excluídas do último acordo -Arábia Saudita, Israel e Emirados Árabes Unidos- desempenhariam algum papel.


Londres, Paris e Berlim saudaram a intenção de Biden de retomar as relações diplomáticas com o Irã, mas o chanceler do país do Oriente Médio, Mohammad Javad Zarif, jogou para Washington a responsabilidade de dar o primeiro passo.


Noticias:https://www.noticiasaominuto.com.br/mundo/1778669/eua-fazem-primeiro-movimento-oficial-para-voltar-a-acordo-nuclear-com-ira

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário